a nossa mente

O quão importante é termos uma Rotina! (os cinco minutos)

15:40

Posso falar por mim, neste momento sinto as minhas rotinas muito trocadas o que me deixa muito cansada e muitas vezes sem motivação.
Sempre ouvi os meus pais a dizerem, deita-te cedo ou cria uma rotina, e ficava a pensar mas que 'raio' querem eles dizer por rotina.
Eu tinha uma rotina e estava habituada a ela mas já não, o que tornou a minha vida mais complicada, porque não consigo dormir e ao adormecer tarde vou acordar muito tarde ou senão acordo cedo e fico cansada o resto do dia.
Apercebi-me que tenho que ajustar algumas coisas na minha vida, criar hábitos, como horas fixas para me deitar e levantar. Para pessoas que sofram com Ansiedade ou mesmo para quem não tem qualquer doença do foro psicológico devemos arranjar uma actividade que ao início do dia nos - acalme. Não, não venham com a história que 'levanto-me muito cedo para ir trabalhar!' ou 'estou na escola, por isso tenho que andar a correr de um lado para o outro!'. Todos nós sabemos que se já tivermos estabelecido uma hora de deitar e de levantar, nós conseguimos aqueles cinco minutos pela manhã ou não? Claro que sim!



1. Escreve numa folha o que te preocupa ou entusiasma.



  • Aproveita esses cinco minutos para pegares num papel e numa caneta e começares a escrever por tópicos tudo aquilo que te está a preocupar ou tudo aquilo que te está a entusiasmar no momento. Quer seja uma nova série, um novo hábito, um novo trabalho, um novo projecto pessoal, uma nova relação, uma viagem, uma disciplina que começaste agora e estás a adorar. Poderia continuar com uma lista infindável. O importante é que escrevas por tópicos tudo o que te possa preocupar ou entusiasmar. Quando chegares à parte das preocupações arranja um espaço onde possas escrever ALGO que tu achas que te vai ajudar a ultrapassar essa preocupação. 
  • Talvez é um teste? Então talvez tenta abdicar daquela tarde com os amigos para te dedicares ao estudo. Assim não te vai ficar na consciência se depois tirares uma negativa. Já todos passamos por isso, ou fui só eu? Tardes com os amigos existem muitas, e se já passaste metade da tua semana a sair com eles, podes tirar um dia só para assuntos escolares (é só uma dica) ou talvez sejas uma mãe que trabalha e tem outras coisas para fazer e algo te está a atrapalhar de passares mais tempo com os teus filhos ou de fazer tudo aquilo que precisas de fazer nesse dia. Porque é que não tentas fazer um 'HORÁRIO' com as horas e a seguir os dias da semana. Depois é só começares a preencher com tudo o que vais precisar de fazer, por exemplo ir buscar a filha à natação, ir fazer as compras do mês, ir a uma consulta, quando vais ter a tua folga tão esperada (também é só uma dica). 
  • O mais importante não é se és um jovem universitário ou uma mãe com três filhos e um trabalho das 5 da manhã ás 9 da noite. O mais importante é arranjares soluções que resultem para TI. Porque nem todas as soluções resultam em todos nós. 


2. Senta-te ou deita-te e faz meditação.



  •  Cinco minutos sentada ou deitada, não te vão arruinar o dia, aliás vão melhorar o mesmo. Procura no youtube música para meditar ou sons específicos que TU sabes que te acalmam e utiliza isso a teu favor. Coloca os fones e usufrui desse momento para praticares uma respiração mais controlada ou como eu e alguns dos meus dizem "inspira todo o bem ... expira todo o mal" e não te esqueças de pedir SEMPRE perdão, isso é muito importante, perdoa-te a ti e aos outros por mais que seja a coisa mais horrível do mundo ou a mais banal. Agradece por o que estás a passar, quer seja bom ou mau, nunca te esqueças que nada aparece por acaso ... tudo tem o seu propósito apesar de ainda não o perceberes. Agradece se tens um tecto, se tens os teus pais, se tens os teus avós, se tens nem que seja um amigo de confiança, sem tens comida, se tens água e se te sentes grato por qualquer outra coisa que te tenha acontecido. Porque acredita os nossos pais e avós podem ser uns chatos, mas lembra-te que ninguém dura para sempre, os que são os mais chatos agora são os que te vão fazer mais falta. APROVEITA ENQUANTO PODES!

3. Aproveita esse tempo para pegar num livro e numa caneca de chá.


  • Parece completamente de uma pessoa alucinada, esta minha dica. Vais ver que resulta! Muitas vezes não temos tempo durante o dia para ler aquele livro que compramos e que estamos à muito tempo para ler mas por causa das eventualidades do dia-a-dia acabamos por ir deixando para lá, compromete-te a leres duas páginas dependente se fores alguém muito rápido a ler e a absorver ou se gostas de ler mais devagar, usa esses cinco minutos para ler essas duas páginas enquanto bebes um chá de camomila (estou a dar este exemplo de chá porque é um chá calmante como dá a entender mas têm uma panóplia de chás por onde escolher). Esse tempo de leitura e de absorção vai te tranquilizar juntamente com o chá. Vais te sentir mais inspirado e talvez até tires algumas ideias para um projecto pessoal quem sabe! 

4. Cinco minutos de exercício físico.


  • Esta é talvez a dica mais importante! Podem se estar a perguntar mas o que raio vou eu fazer de exercício em cinco minutos? Alongamentos por exemplo! Sabes que acalmam? Não só o corpo mas a mente? Não precisas de praticar exercício a seguir aos mesmos, é bastante bom para quem sofre de dores, ou tem um trabalho à secretária em que estão constantemente curvados e na mesma posição por horas a fio. Isto também se indica até ás pessoas mais activas, para além dos alongamentos servirem para o que vos contei, vai dar como se uma mensagem ao vosso corpo de 'olha que estamos a começar o dia' e vai começar pouco a pouco a acelerar o vosso metabolismo mesmo que pareça a ideia mais errada do mundo. De facto se estamos a mexer o nosso corpo estamos a acelerar tanto o metabolismo como o nosso corpo e mente. Para não falar que enquanto o estamos a fazer, não existe quase pensamento algum, já repararam nisso? 
  • Agora para aqueles que não gostaram do primeiro ponto desta dica, fica a saber que existem vários treinos de iniciantes no youtube de apenas cinco minutos, eu própria já encontrei alguns e muito bons por sinal. (agora tomem sempre em atenção, os alongamentos têm que ser feitos antes para não causar qualquer lesão e depois de terminarem claro que têm que fazer algo parecido e que eu digo 'cool down' mas isto já é o meu hábito.) 

5. Senta-te e toma o pequeno almoço.


  • O quê? Não tens tempo? Então abdica de todas as dicas acima e faz ESTA pois pode ser a mais importante e a mais prejudicial. Ninguém deve sair de casa sem comer alguma coisa, nem que seja um pacote de bolachas e um leite, agora cabe a cada um escolher o que mais gosta pela manhã. Não sou nutricionista por isso não vos posso dar dicas sobre isso. Podes ficar com fraqueza durante a manhã ou a tarde, não são só os diabéticos que precisam de comer para não terem uma descida de açúcar, todos nós estamos expostos ao mesmo ... por isso tratem de colocar umas bolachas ou uma água para se manterem hidratados pelo menos. 


Estas foram apenas cinco dicas que eu acho essenciais tomares pela manhã, agora eu sei que medidas vou adaptar à minha rotina, e tu também deverias saber as tuas. E, de saber o que o teu corpo precisa. 







                                                                                  Mia ou Inês 


You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá Querida,
    Tudo bem?
    Adoro o post ,boas dicas:))))
    Beijinhos, Bom fim de semana:)Karina
    Novo post: http://openklosetfashion.blogspot.com/2018/09/dello-clinique-hairspabody-and-more-in.html#disqus_thread

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Karina,
      Está tudo óptimo e consigo?
      Fico muito feliz por ter gostado do post e espero vê-la por aqui mais vezes!!!
      Beijinhos e um belo de um fim-de-semana também para si.

      Eliminar

SUBSCRIBE

Like us on Facebook